26 de outubro de 2010

Para fazer memória...


Na abertura da Celebração Nacional dos 20 anos da MDJ, dia 13 de novembro, em Rio Negrinho, vamos assistir ao resgate da primeira etapa da missão, em Mondaí, em vídeo.

Foram reunidas imagens da organização e atividades realizadas durante a primeira etapa da MDJ, no oeste catarinense.

Depois do dia 14 de novembro, parte do filme será disponibilizado no canal do Youtube do Portal DEHON Brasil.

O filme curta-metragem, projeto que foi gravado em junho, também será lançado durante o encontro, no mesmo dia 13, após a Missa das 19h.

MDJ: uma história que nos faz vibrar!


Existe uma forte consciência da necessidade de ir ao povo, principalmente com um novo ardor missionário. É uma ideia comum na igreja. É a orientação mais forte entre os dehonianos. Foi respondendo a essa convocação que os padres do Coração de Jesus foram até a Argentina, a partir da década de 1980, conhecer uma fecunda e promissora atividade missionária com jovens.

Alguns religiosos e padres participavam todos os anos das Missões Juvenis na Argentina: João Selhorst, Francisco Alves, Francisco Lawal, Irineu Victor, José Everaldo, Darci Hermes, Inineu Brish. O objetivo da participação nessas missões juvenis era conhecer o projeto para aplicá-lo também aqui no Brasil. Procurava-se cada vez mais maneiras diferentes de pastoral da juventude e vocacional.
Aqueles que participaram do projeto das Missões Juvenis na Argentina estavam realmente entusiasmados com o que sentiram e participaram.
Inflamados por esse entusiasmo, no início de julho de 1990 uma carta é enviada para os membros da BM, explicando o projeto concreto das Missões Juvenis no Brasil. No final desta carta surgia pela primeira vez nos documentos que encontramos o nome “Missão Dehoniana Juvenil”.
No primeiro boletim da MDJ, agosto de 1990, foi publicado o texto do Pe. Silvino Kunz, então superior provincial da BM, que podemos praticamente considerar como a “certidão de nascimento” da MDJ. Ao final do texto ele fazia o oferecimento do projeto: “Ao Coração de Jesus e à Virgem Santíssima, mãe e modelo dos evangelizadores, recomendamos mais essa iniciativa.”
Na história dos 20 anos da MDJ no Brasil, uma marcante experiência aconteceu em 1991. Mondai, no oeste catarinense, foi o cenário. Mas o grande lugar para o início da Missão Dehoniana Juvenil foi o coração da juventude.

Diversas ações missionárias se inspiraram na MDJ. É o caso da Comunidade Missionária Sagrado Coração de Jesus, que começou em Jaraguá do Sul – Santa Catarina, em 1997 e hoje atua no Mato Grosso.
Também a diocese de Guarapuava, no Paraná, a partir de 2002, acompanha a MDJ, enviando padres e seminaristas. Desde 2006, a diocese já realizou a missão juvenil em Porto Barreiro, Boa Ventura de São Roque e Goioxim.

A Missão Dehoniana Juvenil é um projeto missionário dos Padres Dehonianos que busca levar os jovens para uma melhor vivência da missão assumida no batismo, através da prática evangelizadora e do serviço vivo ao Reino do Coração de Deus.
No exemplo de Maria, o jovem que adere ao projeto assume-se como discípulo de Jesus, vivendo a missão de levar a Palavra a toda sociedade.

Missão Dehoniana Juvenil – 20 anos no Brasil.