26 de outubro de 2010

MDJ: uma história que nos faz vibrar!


Existe uma forte consciência da necessidade de ir ao povo, principalmente com um novo ardor missionário. É uma ideia comum na igreja. É a orientação mais forte entre os dehonianos. Foi respondendo a essa convocação que os padres do Coração de Jesus foram até a Argentina, a partir da década de 1980, conhecer uma fecunda e promissora atividade missionária com jovens.

Alguns religiosos e padres participavam todos os anos das Missões Juvenis na Argentina: João Selhorst, Francisco Alves, Francisco Lawal, Irineu Victor, José Everaldo, Darci Hermes, Inineu Brish. O objetivo da participação nessas missões juvenis era conhecer o projeto para aplicá-lo também aqui no Brasil. Procurava-se cada vez mais maneiras diferentes de pastoral da juventude e vocacional.
Aqueles que participaram do projeto das Missões Juvenis na Argentina estavam realmente entusiasmados com o que sentiram e participaram.
Inflamados por esse entusiasmo, no início de julho de 1990 uma carta é enviada para os membros da BM, explicando o projeto concreto das Missões Juvenis no Brasil. No final desta carta surgia pela primeira vez nos documentos que encontramos o nome “Missão Dehoniana Juvenil”.
No primeiro boletim da MDJ, agosto de 1990, foi publicado o texto do Pe. Silvino Kunz, então superior provincial da BM, que podemos praticamente considerar como a “certidão de nascimento” da MDJ. Ao final do texto ele fazia o oferecimento do projeto: “Ao Coração de Jesus e à Virgem Santíssima, mãe e modelo dos evangelizadores, recomendamos mais essa iniciativa.”
Na história dos 20 anos da MDJ no Brasil, uma marcante experiência aconteceu em 1991. Mondai, no oeste catarinense, foi o cenário. Mas o grande lugar para o início da Missão Dehoniana Juvenil foi o coração da juventude.

Diversas ações missionárias se inspiraram na MDJ. É o caso da Comunidade Missionária Sagrado Coração de Jesus, que começou em Jaraguá do Sul – Santa Catarina, em 1997 e hoje atua no Mato Grosso.
Também a diocese de Guarapuava, no Paraná, a partir de 2002, acompanha a MDJ, enviando padres e seminaristas. Desde 2006, a diocese já realizou a missão juvenil em Porto Barreiro, Boa Ventura de São Roque e Goioxim.

A Missão Dehoniana Juvenil é um projeto missionário dos Padres Dehonianos que busca levar os jovens para uma melhor vivência da missão assumida no batismo, através da prática evangelizadora e do serviço vivo ao Reino do Coração de Deus.
No exemplo de Maria, o jovem que adere ao projeto assume-se como discípulo de Jesus, vivendo a missão de levar a Palavra a toda sociedade.

Missão Dehoniana Juvenil – 20 anos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário