23 de novembro de 2010

Missão Dehoniana Juvenil - 20 anos no Brasil





Nos dias 13 e 14 de novembro aconteceu em Rio Negrinho a Celebração Nacional dos 20 anos da Missão Dehoniana Juvenil (MDJ). O encontro reuniu cerca de 80 jovens representando os diversos grupos missionários no Brasil, dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.O encontro iniciou-se no sábado, a partir das 13h, quando começaram a chegar os primeiros jovens missionários, com idade entre 17 e 52 anos. Animados pelo ministério de música “Unidade Ativa”, de Rio Negrinho, o grupo ia formando-se, até a chegada do ônibus que trouxe os jovens da província BC. Durante a tarde, um momento de “memória”, conduzido pelo pe. Simão Pedro, scj, cuja vocação nasceu da MDJ. Pe. Simão lembrou a experiência dos discípulos de sentirem-se chamados à missão, fazendo o caminho de aproximar-se de Jesus, contemplar sua vida, ouvir sua Palavra e praticá-la como verdadeiro missionário que vai e evangeliza. O momento terminou com um filme que resgatou a primeira etapa realizada em 1991 na paróquia de Mondaí, no oeste de Santa Catarina e com a adoração ao Santíssimo, na capela do Seminário São José.Após um café preparado pela Pastoral Familiar de Rio Negrinho, os participantes prepararam-se para a Caminhada da MDJ, que saiu do Seminário em direção à Igreja Matriz, passando pelas ruas centrais da cidade e embalados por canções dehonianas.

Na Missa, partilhas de experiências deram um toque celebrativo especial, fazendo os missionários reviverem momentos marcantes e a comunidade conhecer o projeto mais profundamente. Dois modelos dehonianos deram seu recado: padre Osnildo Klann, missionário no Congo, e padre Zezinho, missionário pela comunicação.

Após a Missa, um show especial anunciava o lançamento nacional do filme curta-metragem da MDJ. “Eu quero um mundo melhor” é o primeiro filme produzido para divulgar a MDJ, utilizando-se de uma história fictícia que fala do projeto sem apresentá-lo diretamente: o pano de fundo da história incentiva aquilo que é o grande objetivo da MDJ, de construir um mundo melhor através do protagonismo do jovem que vive a anuncia a Palavra de Deus.

No domingo, dia 14, os jovens missionários acordaram cedo e partiram para o interior de Rio Negrinho, distrito de Volta Grande, onde mais de 1.500 pessoas aguardavam a chegada do grupo com esperança e alegria. Com a Missa sob uma lona, sentia-se o desafio de estar com o povo, aproximando-se de seus desejos e experienciando o toque de Deus, que “arma sua tenda” para morar entre nós (Jo 1,14). A celebração animada e marcada pelo clima de festa foi coroada com as palavras do padre Zezinho, que conduziu um momento de reflexão com suas canções, prendendo a atenção dos presentes. Nas suas palavras, o apelo para que missionário discípulo de Jesus seja um fiel estudioso do mundo. Não basta repetir mensagens, é preciso anunciar o amor vivido e conhecido.

O encontro nacional trouxe grandes certezas. Nossa Congregação, a família dehoniana, respira a missão de anunciar e proclamar o amor de Deus com coragem e atualização. Trazer o jovem para o centro da missão revela o compromisso com a oblação de Jesus, de fazer novas todas as coisas, pelo amor, pela reconciliação e pela reparação.
Acreditamos na força transformadora do verdadeiro amor, Deus feito homem, que trouxe até nós a imagem humana do amar na pessoa do Coração de Jesus.
Em todo o país, são centenas de jovens diretamente envolvidos na Missão Dehonina Juvenil que, com sua ação evangelizadora, aproximam a humanidade do discipulado de Cristo. O testemunho desses jovens tem sido capaz de dar novo ânimo por onde passa. É como um perfume que encanta por sua capacidade de espalhar-se no ambiente. O jovem dehoniano é esse perfume que revela a presença de Deus.
São 20 anos do projeto. Pela idade, poderia estar tornando-se adulto. Mas preferimos afirmar que a Missão Dehoniana Juvenil quer sempre ter o frescor e a vitalidade da juventude, que não tem muita experiência, que segue buscando aprender, que marca pela expontaneidade e pela ousadia, que corre atrás dos sonhos e desejos para ser feliz. Essa é a cara da MDJ, quando começou, no presente e para o amanhã: a alegria juvenil que segue a caminho, em direção do céu!

2 comentários: